quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Excelente CAN


Excelente, fantástico, electrizante, são muitos os adjectivos que podemos utilizar para caracterizar o Campeonato das Nações Africanas. Em muito tem contribuído a excelente cobertura televisiva que permite, a todos os amantes do futebol, acompanhar, a passo e passo, o desenrolar da competição mais importante do Continente Africano.

Naturalmente, grande parte deste sucesso advém do futebol praticado pelos seus executantes. Jogadores, treinadores e árbitros têm contribuído para dignificar o seu País, tal como, a modalidade em si, procurando a verdade desportiva, sem malabarismos ou estratégias de anti-jogo, que infelizmente ainda se vê por muitos campos do nosso País. Competição manchada só, pelo triste e reprovável ataque deferido à selecção do Togo. Ataque, este, que ultrapassa o fenómeno desportivo.

Em especial destaque, Manuel José, ao serviço da Selecção de Angola e Paulo Duarte ao serviço da Selecção do Burkina Faso, têm demonstrado e provado a qualidade do treinador português. A excelente campanha destas duas selecções deve-se, sem margem de dúvida, ao trabalho realizado por estes dois técnicos. A organização, o rigor táctico e disciplinar, o talento são características que saltam à vista nestas duas equipas. No entanto, a tarefa seja, talvez, mais complicada para Paulo Duarte, visto os recursos humanos serem, aparentemente, mais limitados.

Deste modo, deixo uma palavra de apreço a todos os que têm permitido que desfrutar deste grande acontecimento desportivo, onde a qualidade é evidente, emergente e contagiante. Faço votos, também, que pelo menos um dos treinadores, acima mencionados, consiga vencer o CAN, de forma a incentivar e motivar a Selecção das Quinas para uma excelente prestação em terras africanas.

José Barros

Nenhum comentário: