sábado, 21 de agosto de 2010

Início de Época

Se existe algo de expectante e excitante num início de época dos diversos campeonatos é, sem dúvida, a construção dos plantéis. Existe sempre um desejo de melhoria qualitativa dos mesmos. Dirigentes e treinadores tentam enriquecer as suas equipas, procurando a melhor solução para que os objectivos se possam concretizar. Muito do sucesso passa por este trabalho. Uma equipa bem estruturada permite, desde cedo, uma recolha de sucessos imediatos e evita que se façam reajustamentos no futuro, que, muitas vezes, põem em causa os orçamentos e contribuem para uma instabilidade interna.

Não faltam agentes da comunicação social dispostos a analisar, avaliar, apreciar as equipas e os seus intervenientes. Desde cedo, procuram delinear e até profetizar os seus rumos, assistindo a jogos de preparação, analisando os reforços, os novos treinadores; enfim tentam reunir o máximo de informação para terem uma opinião fundamentada. Durante a época, acompanham o percurso das equipas, reajustando ou até confirmando as suspeitas e análises iniciais. Sem dúvida, um trabalho de análise e de fundamento profundo que considero de interesse público e de salutar.

O que considero chocante é verificar, durante o decurso dos campeonatos, o aparecimento de comentários publicados, positivos ou negativos, de hipotéticos comentadores, sem nunca se terem deslocado, se quer, ao recinto das equipas e, mais grave ainda, sem nunca terem assistido a um encontro das mesmas. Não entendo como se pode fazer uma análise fidedigna e credível ignorando e descurando este grande pormenor.

Estando em início de época é sempre bom desejar e esperar, que o que foi identificado de menos bom no passado possa ser alterado - é sinal de evolução e de aprendizagem constante. Algo que procuro e continuarei a fazê-lo, humildemente, com a finalidade de atingir sempre mais e melhor.

Nenhum comentário: