domingo, 23 de junho de 2013

AZUL-AMARELOS APRESENTARAM NOVO TREINADOR PARA A PRÓXIMA ÉPOCA


José Barros no União



José Barros é o novo treinador do União SAD para a nova temporada, aliás tal como o JM já havia anunciado em seu devido tempo.
O técnico, que já conta com passagens pela Associação Desportiva da Camacha e também pelo Marítimo B, clube onde trabalhou na última época desportiva será coadjuvado por Mário Nunes (treinador-adjunto) e por Zé Manuel (treinador de guarda-redes), que desempenhou estas mesmas funções na época transacta ao serviço dos unionistas.
José Barros vem substituir no cargo Predrag Jokanovic.
O novo treinador do União SAD de 39 anos de idade, natural de Luanda, Angola, rubricou um contrato válido com os “azul-amarelos” até final da temporada.
A apresentação da nova equipa técnica do União SAD realizou-se na tarde de ontem num restaurante da nossa cidade e na oportunidade José Barros traçou a manutenção como o primeiro e grande objectivo da sua nova equipa, no entanto, garantiu o treinador, o projecto a médio / longo prazo é ambicioso. «A manutenção é o primeiro grande objectivo mas o projecto a longo / médio prazo é ambicioso», referiu na oportunidade o técnico que também espera produzir um futebol bonito por forma a atrair os adeptos ao estádio. «Queremos praticar um futebol atractivo, alegre, por forma a chamar os adeptos», disse na oportunidade.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

José Barros em palestra



   No âmbito da promoção da matemática na Escola Profissional do Atlântico, professor José Barros foi convidado como prelector, falando da importância da estatística no futebol. Uma apresentação estimulante e surpreendente sobre o desempenho dos números no rendimento desportivo, cativando toda a plateia. Um instrumento útil não só para a avaliação coletiva e individual da prestação dos jogadores, como também para a definição de uma orientação táctico/estratégica para um encontro de futebol.
   Com passagens pela a Associação Desportiva da Camacha e Marítimo da Madeira Futebol Sad, especificamente na equipa B, professor José Barros demonstrou a sua qualidade não só como treinador mas como um excelente orador. Fazemos votos que regresse o mais depressa ao treino desportivo. O nosso futebol bem precisa de treinadores de qualidade.
   Também presente neste evento o professor João Pedro Silva discursou sobre a importância da estatística na elaboração dos planos de treino na modalidade de Voleibol.








 

domingo, 17 de fevereiro de 2013

José Barros Araújo “É o sonho que comanda a vida” in jornal Fonte Nova


Gente da minha terra
José Barros Araújo “É o sonho que comanda a vida” in jornal Fonte Nova


Encontrámo-lo passados seis anos de lhe termos feito a primeira entrevista. Na altura dizia correr atrás de um sonho. Queria ser treinador profissional de futebol. Depois de uma vida passada entre a formação académica e os relvados do campo de futebol, percorreu um caminho que o levou ao encontro daquilo com que sempre sonhou. Hoje, seis anos volvidos, foi treinador da equipa b do Marítimo e já possui o curso de treinador Uefa Pro (nível 4), o que lhe permite treinar qualquer equipa, até mesmo a seleção Nacional.




    Vive na ilha da Madeira há mais de uma década. Adora o clima, o mar e a brisa do oceano, mas nunca esqueceu Portalegre. Apesar de ter nascido em Angola, veio para a nossa cidade ainda muito novo. Aqui deu os primeiros passos e aqui aprendeu e desenvolveu o gosto pelo futebol. Conheceu e fez amigos, pessoas que assume fundamentais na sua vida. Com elas cresceu e aprendeu a seguir o seu caminho.
    Embora sempre apoiado e grato por aqueles que o ajudaram a crescer, pragmático e consciente da sua vontade, José Barros sempre soube o que queria. O Estrela de Portalegre sempre foi o seu clube, aquele que sempre jogou na sua formação. Partilhou o sonho de ser jogador de futebol com muitos jovens. Comemorou as vitórias e sofreu as derrotas. Saboreou cada momento, cada minuto... Neste clube, que garante guardar no coração, aprendeu que os sonhos são para se perseguir.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Benfica B-Marítimo B, 3-1: Águias regressam ao triunfos, in Jornal Record


O Benfica B regressou esta segunda-feira às vitórias, ao bater o Marítimo B por 3-1, em jogo da 16.ª jornada da 2.ª Liga, o que permitiu aos encarnados igualarem o Arouca no 3.º lugar.

Os golos de Patrick Bauer, aos 16 minutos, na própria baliza, Miguel Rosa, aos 72', e Iván Cavaleiro, aos 77', estiveram na origem da 5.ª derrota consecutiva dos visitantes, que, pelo meio, igualaram o marcador, aos 51', através de Ytalo.

Depois do desaire no terreno do Atlético, os "encarnados" tentavam reentrar na senda das vitórias, mas foram os insulares que deram os primeiros sinais de perigo, por intermédio de Nuno Rocha e João Vieira, que ameaçaram a baliza defendida por Mika.

Sem que nada o fizesse prever, as jovens "águias", que contaram com Alan Kardec no "onze" titular, adiantaram-se no marcador perto do quarto de hora: combinação entre Iván Cavaleiro e Miguel Rosa, com este último a cruzar tenso e a bola a bater no maritimista Patrick Bauer, que desviou para a própria baliza.

Num final de tarde bastante frio e com as bancadas totalmente "despidas" de público, apenas os remates de Miguel Rosa e Duarte Duarte serviram para aquecer as mãos de Ricardo Ferreira, numa primeira parte escassa em ocasiões de golo.

A série "negra" de resultados obrigou o Marítimo B a tentar responder na etapa complementar e a insistência viria a traduzir-se no tento do empate, apontado por Ytalo, que em 2007/08 já tinha marcado à equipa principal da Luz.

Moralizados pelo golo, os "verde-rubros" quase deram a volta ao marcador nos segundos seguintes, mas seriam os "encarnados" a aproveitar os espaços concedidos pelos visitantes, dando origem ao 9.º golo de Miguel Rosa na 2.ª Liga.

Pouco depois, o "capitão" benfiquista não foi egoísta e entregou de "bandeja" a Iván Cavaleiro, que desfeiteou o desamparado Ricardo Ferreira e "selou" a oitava vitória do Benfica B no campeonato.

domingo, 11 de novembro de 2012

Marítimo B 0 - Santa Clara ,in Marítimo da Madeira ao mundo

Infelicidade não veio sozinha  
na hora da derrota caseira

O Marítimo B perdeu hoje pela primeira vez em Santo António nesta temporada de estreia na Liga de Honra. Aliás o Marítimo nunca tinha cedido qualquer ponto nem, imagine-se, qualquer golo e continua a ser por mérito próprio a defesa menos batida da competição, agora com nove tentos sofridos. Sim, temos que juntar aquela grande penalidade de
moníaca, um roubo maior que a Torre dos Clérigos, ocorrida na pretérita jornada perpetrada pelo também portuense Rui Costa no compromisso verde-rubro com o Marítimo.

Bom mas situemo-nos no que hoje aconteceu, a derrota que foi materializada talvez na única ocasião de golo dos viisitantes em visar a baliza madeirense mas resultante de uma infelicidade no corte do lateral-esquerdo Tiago que deixiou a bola à mercè do avançado contrário que fuzilou Welllington sem hipóteses para este.

Um rude golpe que redundaria também numa derrota imerecida.

É verdade que o jogo decorreu na maior parte do tempo em tons de equilíbrio, também é verdade que na primeira parte os açorianos controlaram posicionalmente as intenções verde-rubras. Mas também é verdade que em termos de perigo os açorianos não conseguiram mais do que uma ou outra ameaça nada séria.

O empate era justo na primeira parte, em face da produtividade de ambas as equipas. Mesmo assim ainda foi Bauer a levar o principal sinal de perigo do jogo após cabeceamento sem esquecer pelo menos dois tiraços de Gonçalo Abreu que por pouco não resultaram em golo.

Na segunda parte o jogou começou praticamente igual, os açorianos a quererem surgir na frente mas sem reais ocasiões de golo e o Marítimo a querer assumir as rédeas do jogo, a ter uma outra capacidade ofensiva mas que foi coartada pelo tal golo solitário, de grande infelicidade e que o Marítimo B não merecia.

A partir daí o Marítimo foi para cima do adversário, viu-se numa situaçáo nova esta época em Santo António, de desvantagem mas não foi por isso que não deixou de carregar no acelerador à procura de um resultado positivo que podia perfeitamente ter acontecido.

A equipa melhorou com as alteraçóes produzidas por José Barros, João Vieira foi um foco de instabilidade, Romeu levou alguma clarividência e André Ferreira, que costuma entrar para decidid os jogos, levou alguma maior largura ao jogo e participou naquele período de maior empertigamento da sua equipa.

A bola rondou várias vezes a baliza açoriana mas hoje, definitivamente, não quis entrar.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Os melhores da Segunda Liga até à 12ªJornada

Os melhores da Segunda Liga até á 12ª Jornada

     Lido: 77

Os melhores da Segunda Liga até á 12ª Jornada

Sporting e Belenenses em maioria nas escolhas dos leitores.

Aqui estão os resultados obtidos até agora na sondagem promovida pela secção Segunda Liga do site LusoFans
As votações continuam a decorrer no grupo Lusofans.com no Facebook. Basta clicar em http://www.facebook.com/groups/256873221102406/?fref=ts
Procurem na página as diferentes votações divididas por posições. A votações encontram-se no fundo da página, é só necessário procurar e votar nas diferentes opções pré-seleccionadas ou acrescentar outras opções que estarão sujeitas á aprovação da redação Segunda Liga.

                                                              
                                                          Matt Jones (Belenenses)
         
        J. Cancelo                          Kay                   P. Mendes                    Nelson 
       (Benfica B)                 (Belenenses)          (Sporting B)             (Belenenses)
                                                                 
                                                                Diakité (Belenenses)

                                                     
                             Fernando Ferreira Belenenses)   João Mário (Sporting B)
                    
  Kizito (Leixões)             R.Esgaio (Sporting B)         Bruma (Sporting B)


Treinador:
José Barros (Marítimo B)

domingo, 4 de novembro de 2012

Resultado injusto...


Marítimo B perde na primeira vitória do FC Porto B em casa

Um penálti inexistente convertido por Iturbe aos 84 minutos garantiu hoje ao FC Porto B a sua primeira vitória em casa, num jogo frente ao Marítimo, na 12.ª jornada da II Liga portuguesa de futebol.
A grande penalidade resultou de uma alegada falta cometida sobre Sebá, que os maritimistas contestaram com grande veemência, de tal modo que Nuno Rocha acabou mesmo por ver o amarelo devido aos seus protestos.
Na primeira parte, as duas equipas ofereceram um espetáculo medíocre, sem dinâmica, sem emoção, sem fantasia, morno,onde as melhores oportunidades pertenceram à turma insular, enfim, um espetáculo que foi tão cinzento quanto o tempo e que esteve muito longe de entusiasmar o escasso público presente no Estádio Municipal Jorge Sampaio, em Vila Nova de Gaia.
O atacante portista Vion, por exemplo, quase não tocou na bola e andou perdido entre os centrais visitantes, que por isso tiveram 45 minutos descansados.
A etapa complementar foi mais interessante, a velocidade aumentou e as duas equipas, finalmente, começaram a criar algum perigo junto às balizas adversárias, à custa de saídas para o ataque.
O Marítimo esteve perto de marcar por diversas vezes, através de rápidos contra-ataques e quando Rodrigo António, na sequência de um canto, surgiu em boa posição para fazer golo, tendo, no entanto, rematando fraco e para as mãos do guardião “azul e branco”.
Pouco depois, o FC Porto construiu um bom contra-ataque através de Iturbe e Vion, este isolou-se e, só com o guarda-redes Welligton pela frente, atirou também muito mal, para fora (57).
O jogo ganhou então alguma animação e as duas equipas davam sinais claros de querer ganhar, algo que o Marítimo procurou com mais perigo desperdiçando boas acções ofensivas. O FC Porto, por seu lado, procurava a sua segunda vitória (venceu fora o Guimarães, por 1-0).
Com o jogo equilibrado, o Marítimo voltou a estar perto do golo aos 73 minutos, quando o central acertou no poste, mas a sorte acabou por sorrir aos portistas graças a um penálti duvidoso, que Iturbe converteu no 1-0 para a sua equipa.